Professor do IFSC assume temporariamente reitoria do IFPR

Jesué Graciliano da Silva assumirá o cargo de dirigente máximo da instituição paranaense em substituição temporária a Irineu Mário Colombo
Gazeta do povo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR) ganhou nesta terça-feira (13) um novo reitor. Jesué Graciliano da Silva, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), assumirá o cargo de dirigente máximo da instituição paranaense em substituição temporária a Irineu Mário Colombo. As informações são da assessoria do setor de comunicação do instituto.

Colombo está afastado do cargo desde segunda-feira (12), a pedido da Justiça Federal, após a revelação de supostas irregularidades na entidade.

Na semana passada, o IFPR foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) para prender suspeitos de integrarem um esquema de desvio de dinheiro público da área de ensino a distância da entidade. A suspeita é de que um grupo que atuava em Curitiba tenha desviado pelo menos R$ 6,6 milhões.

A portaria de nomeação do reitor temporário foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (9).

Operação

Dezoito pessoas foram presas na Operação Sinapse – entre elas 3 professores da unidade e 15 funcionários de duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips): Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas para Otimização da Tecnologia e da Qualidade Aplicada (Ibepoteq) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (Abdes).

A PF apura a participação da diretoria do IFPR no crime. O anúncio de afastamento de Colombo foi anunciado durante entrevista realizada na semana passada pelo próprio reitor. “Não sei o motivo da decisão da Justiça, mas considero natural”, disse.

Segundo o reitor, as irregularidades haviam sido encontradas por ele próprio assim que assumiu a reitoria, em junho de 2011, e, por isso, teria pedido uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU) na entidade de ensino.

Leia mais: Reitor Pró-Tempore tem canal de comunicação com a comunidade acadêmica

Anúncios

Sobre taemovimentoifpr

Coletivo de técnicos do IFPR de diferentes câmpus em movimento por melhorias nas condições de trabalho e na educação de nosso país!
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s