PLANO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DOS TAE: confira as notícias das entidades nacionais

SINASEFE e FASUBRA divulgaram recentemente notícias sobre o plano nacional de capacitação dos servidores TAE apresentado pelo MEC. Leia abaixo ou clique nos links nas notícias. Clique aqui para acessar o plano de Capacitação e Aperfeiçoamento – MEC

SINASEFE avalia Plano de Capacitação PCCTAE proposto pelo MEC

Qua, 25 de setembro de 2013 10:10

alt

Como integrante da Comissão Nacional de Supervisão – CNS, o SINASEFE participou de debate acerca do Plano de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores do PCCTAE (Lei nº 11.091/05) nesta segunda-feira (19). Nesta reunião a bancada sindical reforçou a necessidade de diminuir as assimetrias encontradas em muitas instituições para realização e desenvolvimento dos programas de capacitação, respeitada a autonomia destas. O calendário mais assíduo de reuniões também foi cobrado pelos sindicatos.

Com apenas uma reunião realizada neste ano, os membros da CNS, SINASEFE, FASUBRA, Conif, Andifes e Ministério da Educação – MEC analisaram o projeto construído pelo governo acerca deste Plano de Capacitação. Logo de início, as entidades sindicais relataram que as instituições estão executando programas que têm prejudicado de diversos ângulos os técnicos-administrativos e justamente a disposição de regras preestabelecidas pela CNS poderia estabelecer isonomia no trato da questão.

Uma das problemáticas apontadas é quanto à Comissão Interna de Supervisão – CIS do PCCTAE no caso dos institutos, segundo José Carlos e Edmar Marques, representantes do SINASEFE. José Carlos fez proposta de encaminhamento visto que a CIS tem o papel legalmente estabelecido no sentido de balizar ações como, por exemplo, a capacitação, que em muitos institutos é inexistente ou simplesmente não funciona com regularidade. “Os gestores não fazem eleições ou não estimulam sua atividade. Vejo a necessidade que haja uma recomendação do MEC quanto à valorização da CIS”, disse.

A Fasubra e o Conif dispuseram concordância com tal sugestão, apontando ainda a possibilidade de estabelecer uma portaria para suprir tal irregularidade.

De acordo com representantes do MEC, uma pesquisa foi encaminhada a todas às instituições da Rede para quantificar a atuação das CIS pelo país e mensurar também sobre a aplicação de programas de capacitação nas escolas, institutos e universidades, entretanto apenas 58 responderam.

Com isso, a Comissão estipulou o prazo de até 5 de outubro para que sejam devolvidos os questionários respondidos ao MEC. Contamos com o trabalho de nossas Seções para informar o prazo e recolher tais informações junto as áreas de recursos humanos e/ou reitorias.

A partir dessa apresentação, vários desdobramentos geraram propostas à mesa, tal como a regulamentação a partir de uma portaria conjunta relativa ao afastamento dos técnicos para o mestrado e doutorado, já debatido no GT de Legislação; a capacitação das outras classes, não somente a D e E como a proposta de governo; a criação de diretrizes para o financiamento nas instituições.

Também foram pautados pelo grupo, o próprio funcionamento e frequência de reuniões da CNS com o objetivo de promover o esgotamento de discussões antes de orientar as CIS. Então ficou estabelecida a próxima reunião em 30 de outubro que deverá aprofundar os conceitos dos trabalhadores acerca do programa de capacitação exposto pelo MEC e para construção de indicadores/ recomendações da Comissão quanto aos afastamentos dos técnicos para qualificação profissional.

O SINASEFE continuará comprometido a avaliar e propor em todos os âmbitos e patamares as especificidades de nossos trabalhadores para a qualificação de maneira a aprimorar esse processo. O processo deve partir de um tratamento igualitário para técnicos e docentes visualizando que todos fazem parte do instrumento essencial ao país: a educação pública.

PLANO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA OS TAEs É APRESENTADO À DIREÇÃO DA FASUBRA PELA SESu/MEC

Categoria: Ultimas Noticias
Publicado em Quarta, 18 Setembro 2013 15:04

PNCTAE1

O Plano Nacional de Capacitação (PNC) foi apresentado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação à FASUBRA Sindical, durante reunião ocorrida nesta terça-feira (17) na sede do Ministério em Brasília.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Adriana Weska, o Plano apresenta um retrato fiel da possibilidade de capacitação tanto dos TAES, das universidades e dos Institutos Federais. “Grande parte é de identificação da categoria”.

Dulce Tristão, coordenadora Geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, disse que a ideia do plano é complementar a capacitação já oferecida pelas Ifes de modo a melhorar o conhecimento necessário ao trabalhador para que possa melhor desempenhar suas funções e falou sobre a origem dos recursos a serem empregados no Plano. “Serão oriundos do MEC”.

PNCTAE2

Ao longo da reunião, a FASUBRA cobrou prazos e convocação da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), no que foi atendida, posto que a comissão será convocada pelo MEC para reunião no próximo dia 23/9, às 13 horas. A pauta está centrada no PNC, que a Direção Nacional da FASUBRA está analisando para posteriormente debater com a categoria.

______________________________________________________________

Redação: ASCOM FASUBRA Sindical

 

About these ads

Sobre taemovimentoifpr

Coletivo de técnicos do IFPR de diferentes câmpus em movimento por melhorias nas condições de trabalho e na educação de nosso país!
Esse post foi publicado em Carreira, Notícias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s